O TROPICALISMO
Tropicália,
Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que
surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop
nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo); misturou
manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas
radicais. Tinha objetivos comportamentais, que encontraram eco em boa parte da
sociedade, sob o regime militar, no final da década de 1960. O movimento
manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano
Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé);
manifestações artísticas diversas, como as artes plásticas (destaque para a
figura de Hélio Oiticica), o cinema (o movimento sofreu influências e
influenciou o Cinema novo de Gláuber Rocha) e o teatro brasileiro (sobretudo
nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa). Um dos maiores exemplos do
movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso, denominada
exatamente de "Tropicália". O movimento surgiu da união de uma série
de artistas baianos, no contexto do Festival de Música Popular Brasileira
promovidos pela Rede Record, em São Paulo, e Globo, no Rio de Janeiro e que
formaram o movimento musical mais influente e original do país após a Bossa
Nova. O movimento tropicalista trouxe várias inovações para o cenário cultural
brasileiro do final da década de 60. O movimento, de certa forma, foi um
rompimento com a arte obviamente militante, que tratava da situação política do
país na época da ditadura e tinha a melodia como um sustentáculo desta
mensagem. As letras das canções eram inovadoras, criando jogos de linguagem, se
aproximando da poesia dos concretistas. As mensagens das letras eram
codificadas, que exigiam uma certa bagagem cultural para que fossem compreendidas.
"Alegria, Alegria" de Caetano Veloso não tem sentido óbvio, mas
carrega em sua letra preocupações típicas da juventude da década de 60, um
tormento com a violência da ditadura e um desejo de inovar, de romper
barreiras. Eles se caracterizavam pelo excesso, roupas coloridas, cabelos
compridos e agregavam várias influências musicais. A intenção era chocar e, por
meio de performances caracterizadas pela violência estética, protestar contra a
música brasileira bem comportada. Influenciados pela contracultura, se
apoderaram da linguagem da paródia e do deboche. Os tropicalistas transformaram
a música popular brasileira, sendo grandes expoentes da arte brasileira de
vanguarda. Musicalmente, o tropicalismo unia uma mistura da cultura brega, do
rock psicodélico, da música erudita, da cultura popular, entre outros, dando
conta de várias manifestações da cultura nacional. O som da guitarra elétrica
convivia com violinos e com o berimbau. Era o resgate do Movimento
antropofágico de Oswald de Andrade aliado a um retorno às raízes das tradições
nacionais.
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