A BOSSA NOVA
Bossa Nova é um movimento da
música popular brasileira do final dos anos 50 lançado por João Gilberto, Tom
Jobim, Vinícius de Moraes e jovens cantores e/ou compositores de classe média
da zona sul carioca, derivado do samba e com influência do jazz. De início, o
termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época,
ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano.
Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes
da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo. Um grande
exemplo disso é a música Garota de Ipanema composta em 1962 por Vinícius de
Moraes e Antônio Carlos Jobim. A palavra bossa apareceu pela primeira vez na
década de 1930, em São Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: O
samba, a prontidão/e outras bossas/são nossas coisas(...). A expressão bossa
nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de
breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para
encaixar falas. Alguns críticos musicais destacam uma certa influência que a
cultura americana do Pós-Guerra, de músicos como Stan Kenton, combinada ao
impressionismo erudito, de Debussy e Ravel, teve na bossa nova, especialmente do
cool jazz e bebop. Embora tenha pouca influência de música estrangeira como o
Jazz, a Bossa Nova possui elementos de samba sincopado. Além disso, havia um
fundamental inconformismo com o formato musical de época. Os cantores Dick
Farney e Lúcio Alves, que fizeram sucesso nos anos da década de 1950 com um
jeito suave e minimalista (em oposição a cantores de grande potência sonora)
também são considerados influências positivas sobre os garotos que fizeram a
Bossa Nova. Um embrião do movimento, já na década de 1950, eram as reuniões
casuais, frutos de encontros de um grupo de músicos da classe média carioca em
apartamentos da zona sul, como o de Nara Leão, na Avenida Atlântica, em
Copacabana. Nestes encontros, cada vez mais frequentes, a partir de 1957, um grupo
se reunia para fazer e ouvir música. Dentre os participantes estavam novos
compositores da música brasileira, como Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto
Menescal e Sérgio Ricardo, entre outros. O grupo foi aumentando, abraçando
também Chico Feitosa, João Gilberto, Luiz Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli, entre
outros. Primeiro movimento musical brasileiro egresso das faculdades, já que os
primeiros concertos foram realizados em âmbito universitário, pouco a pouco
aquilo que se tornaria a bossa nova foi ocupando bares do circuito de
Copacabana, no chamado Beco das Garrafas. No final de 1957, numa destas
apresentações, no Colégio Israelita-Brasileiro, teria havido a ideia de chamar
o novo gênero - então apenas denominado de samba sessions, numa alusão à fusão entre
samba e jazz - devido a um recado escrito num quadro-negro, provavelmente
escrito por uma secretária do colégio, chamando as pessoas para uma
apresentação de samba-sessions por uma turma "bossa-nova". No evento
participaram Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Sylvia Telles, Roberto Menescal e
Luiz Eça, onde foram anunciados como "(...)grupo bossa nova apresentando
sambas modernos". Vinicius de Moraes, principal letrista de canções da
bossa nova a partir de "Chega de Saudade", composição feita com Tom
Jobim em 1958 e que consagrou o estilo. Movimento que ficou associado ao
crescimento urbano brasileiro - impulsionado pela fase desenvolvimentista da
presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1960) -, a bossa nova iniciou-se para
muitos críticos quando foi lançado, em Agosto de 1958, um compacto simples do
violonista baiano João Gilberto (considerado o papa do movimento), contendo as
canções Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio
cantor).
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