A ARTE DE CARMEM MIRANDA
Com suas
vestes de baiana estilizada e o arranjo de frutas tropicais que carregava sobre
a cabeça – marcas definitivas de sua imagem – Carmen Miranda, a "pequena
notável", acabou por expor ao mundo uma visão caricata e estereotipada do
Brasil. No auge da "política da boa vizinhança" entre os Estados
Unidos e a América do Sul, sua imagem latina era explorada pelos estúdios à
exaustão. Tal exposição internacional fez despertar na intelectualidade
brasileira um certo sentimento de desprezo por sua figura, acusando-a de
tornar-se "americanizada". As imagens de Carmen Miranda voltam à cena
durante o movimento tropicalista. Ícone da cultura popular e do exagero
estético, sua figura era evocada menos por sua importância musical na cena
brasileira e mais pela sua vinculação a uma imagem estereotipada e
"tropical" do Brasil. A cantora viria a ser assumida como um dos
ícones tropicalistas, estando presente tanto nas letras de canções (como
"Tropicália", de Caetano Veloso), quanto nas imitações dos trejeitos
da artista – o torcer das mãos e o revirar dos olhos – com que Caetano Veloso
por mais de uma vez brindou/provocou a plateia.
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